Blog: Investidor, o que esperar da taxa Selic?

06 de maio de 2022

Com o aumento na taxa básica de juros para 12,75%, as aplicações conservadoras rendem mais, mas a nova realidade da política monetária brasileira pode frustrar expectativas

Vivemos em um país com um histórico de rentismo (ou seja, viver de renda) através de aplicações conservadoras, por causa das altas taxas de juros com que fomos obrigados a conviver durante muito tempo. No final da década de 90, há menos de 30 anos atrás, vimos a taxa básica brasileira subir de 39% para 45%, para conter saídas de capital especulativo em meio a uma crise.

Pense bem, 45% ao ano! Aplicando em títulos públicos pós-fixados, os mais conservadores. Logicamente essa situação não é sustentável, mas podemos afirmar que durante muitos anos, a nossa taxa SELIC foi muito generosa com quem investea recursos e, por outro lado, onerosa com o Tesouro Nacional. Não há país que se sustente com uma taxa básica muito alta, porque essa será a forma de correção de boa parte da dívida pública. Se a taxa ficar muito alta durante muito tempo, o país quebra. O efeito dos juros compostos tão elevados é desastroso já no médio prazo.

Historicamente, a nossa taxa SELIC vinha oscilando há muitos anos entre algo como 5% a 6% acima da inflação medida pelo IPCA. Se pararmos para pensar, uma ótima rentabilidade em uma aplicação de baixo risco e pouquíssima volatilidade. Estamos falando, neste caso, de juros reais bastante robustos, criando no investidor brasileiro a cultura de aplicar no fundo DI, no CDB pós-fixado, na Previdência conservadora e no Tesouro Direto SELIC, e mesmo assim vendo seu patrimônio crescer consistentemente.

Não foram poucas as vezes em que a rentabilidade do CDI superou o Ibovespa, dependendo do corte temporal. Então, por que aplicar em algo arriscado, se a opção conservadora é tão atrativa?

No entanto, nos últimos anos, por diferentes motivos e de diferentes formas, o COPOM – Comitê de Política Monetária, ultrapassando diversos Governos e Presidentes do BACEN, vem experimentando juros reais mais baixos, em torno de 2 a 3% acima do IPCA. O auge desse movimento se deu por motivos externos e de alcance global, a pandemia de COVID-19.

O temor de uma grave recessão levou o COPOM a baixar a taxa SELIC para quase inacreditáveis 2% ao ano, e isso com a inflação sempre acima desse patamar, chegando a superar 10% ao ano em 2021.

Nesse período, os investidores conservadores viram seu patrimônio encolher, rendendo abaixo da inflação. E o Governo se beneficiou fortemente, porque corrigiu praticamente metade da dívida pública através de taxas muito baixas, com juros reais negativos. Isso de certa forma salvou as contas do Governo Federal no período de pandemia.

A questão que se coloca é que de fato uma mudança estrutural ocorreu nos últimos anos. Se a taxa SELIC está em alta, a inflação também está e olhando para a frente temos novamente juros reais de cerca de 5% a 6% acima do IPCA. No entanto, o BACEN entende que essa taxa é contracionista, ou seja, contribui para a inflação cair no horizonte à frente.

É provável que a taxa SELIC volte a cair assim que surja a oportunidade. De fato, essa mudança estrutural levou a uma menor transmissão da SELIC para a economia real, aumentando a importância das taxas de juros mais longas, prefixadas, por exemplo, que passaram a ser mais relevantes para determinar o custo do dinheiro em prazos mais longos.

Sendo assim, a SELIC caminha para se tornar uma taxa básica de fato, onde os investidores alocam recursos líquidos com caráter de caixa, com disponibilidade e baixo retorno. Recursos com caráter de investimento, com visão de longo prazo e sujeitos a maior risco e volatilidade, tendem a sair da SELIC rumo a taxas mais longas, ou investimentos em Renda Variável. Assim dividimos os portfólios entre caixa e investimento, o que não deixa de ser um amadurecimento do mercado. E o investidor precisa entender que, no longo prazo, investir apenas em aplicações pós-fixadas vinculadas à SELIC e ao CDI não irá garantir um crescimento real do seu patrimônio, como ocorria no passado.

 

Autor: Lélio Monteiro / Artigo publicado originalmente em A Gazeta (agazeta.com.br) em 06/05/2022

A Pedra Azul – Agente Autônomo de Investimentos Ltda. é uma empresa de agentes autônomos de investimento devidamente registrados na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), na forma da Instrução Normativa nº 497/11. A Pedra Azul Agente Autônomo de Investimentos Ltda. atua no mercado financeiro através da XP Investimentos CCTVM S/A, o que pode ser verificado através do site da CVM. > Agentes Autônomos > Relação dos Agentes Autônomos contratados por uma Instituição Financeira > Corretoras > XP Investimentos ou através do site da ANCORD para escritórios credenciados a partir de outubro de 2012. > (Agentes Autônomos > Consultas) ou através do site da própria XP Investimentos CCTVM S/A. ( > Encontre um escritório > Selecione abaixo o estado e a cidade que deseja pesquisar > Veja a lista dos agentes autônomos). Para reclamações, favor contatar a Ouvidoria da XP Investimentos no telefone nº 0800-722-3730. Copyright © 2019 Pedra Azul Todos os direitos reservados. Toda comunicação através da rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros.
COPYRIGHT 2023 - PEDRA AZUL AGENTE AUTONOMO DE INVESTIMENTOS LTDA | política de privacidade
Design by: