Blog: O 1º passo para o investidor é saber aonde quer chegar ao poupar

23 de dezembro de 2021

Definir de maneira clara o que desejamos ter, ser ou fazer em um determinado tempo pode parecer algo fácil de verbalizar, mas essa definição exige um trabalho de conhecimento pessoal e um exercício de projeção complexo
 
A primeira coisa que um novo investidor costuma dizer é a sua expectativa de retorno, ou a sua rentabilidade esperada para a sua carteira de investimentos. E se for um investidor mais experiente, vai saber que o que se recebe de volta depende de quanto ele se compromete em termos de risco ou prazo. Ou seja, uma relação entre retorno, risco e liquidez.
 
Se questionarmos o investidor, no entanto, de uma forma mais aberta (e profunda) sobre onde ele quer chegar, quais são seus objetivos de vida, quais são as etapas a serem atingidas no seu planejamento pessoal e em quanto tempo, é provável que a resposta apareça com um pouco mais dificuldade, e com alguma hesitação.
 
Visão de futuro, ou seja, definir de maneira clara o que desejamos ter, ser ou fazer em um determinado tempo, pode parecer algo de fácil verbalizar, mas essa definição exige um trabalho de conhecimento pessoal e um exercício de projeção complexo e cheio de nuances. Envolve não apenas os objetivos pessoais, mas também passa por uma interação com as ideias das pessoas com as quais nos relacionamos, sejam relacionamentos pessoais ou comerciais.
 
O que podemos afirmar é que uma visão bem definida de metas e objetivos é uma poderosa maneira de começar qualquer coisa na vida. E o investidor precisa passar por esse processo.
 
À medida em que entendemos quem somos e para onde vamos, passa a ser muito mais natural a escolha de onde investir o próprio dinheiro e esforço.
 
A volatilidade da carteira, ou o grau de risco, se torna um meio para atingir um fim, e não um ônus para quem investe. O prazo dos investimentos – que impacta no retorno de forma decisiva – conversa com a nossa necessidade de fluxo de caixa.
 
E por fim, mas não menos importante, um bom controle das finanças pessoais que permitirá aportes consistentes e condizentes com os nossos objetivos.
 
Um investidor que conhece a si mesmo e sabe aonde quer chegar tem paciência para que as coisas possam acontecer no seu devido tempo. Planeja o aporte de recursos. Exige uma alocação qualificada e otimizada para cumprir com os objetivos traçados.
 
Entende quais são as características de sua carteira de investimentos e por que ela foi construída dessa forma. Observa a necessidade de mudança de rota para que seus investimentos possam convergir para a sua visão de futuro.

Seja esse investidor, a chance de sucesso será muito maior.

Autor: Lélio Monteiro / Artigo publicado originalmente em A Gazeta (agazeta.com.br) em 23/12/2021.

A Pedra Azul – Agente Autônomo de Investimentos Ltda. é uma empresa de agentes autônomos de investimento devidamente registrados na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), na forma da Instrução Normativa nº 497/11. A Pedra Azul Agente Autônomo de Investimentos Ltda. atua no mercado financeiro através da XP Investimentos CCTVM S/A, o que pode ser verificado através do site da CVM. > Agentes Autônomos > Relação dos Agentes Autônomos contratados por uma Instituição Financeira > Corretoras > XP Investimentos ou através do site da ANCORD para escritórios credenciados a partir de outubro de 2012. > (Agentes Autônomos > Consultas) ou através do site da própria XP Investimentos CCTVM S/A. ( > Encontre um escritório > Selecione abaixo o estado e a cidade que deseja pesquisar > Veja a lista dos agentes autônomos). Para reclamações, favor contatar a Ouvidoria da XP Investimentos no telefone nº 0800-722-3710. Copyright © 2019 Pedra Azul Todos os direitos reservados. Toda comunicação através da rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros.
COPYRIGHT 2021 - PEDRA AZUL AGENTE AUTONOMO DE INVESTIMENTOS LTDA | política de privacidade
Design by: