Blog: O que é o boletim Focus e por que ele faz falta quando não é divulgado

26 de abril de 2022
O relatório ficou três semanas sem ser publicado por conta da greve dos trabalhadores do Banco Central, que é responsável por reunir as informações do mercado

Pela terceira semana seguida, não foi divulgado o relatório FOCUS, de periodicidade semanal. As informações são colhidas na sexta feira, e o resultado sai na segunda feira seguinte pela manhã. O motivo é a greve dos funcionários do Banco Central. Nesta terça-feira pela manhã (26), excepcionalmente, o Banco divulgou o relatório desta semana e também das três semanas anteriores.
 
É uma oportunidade de entendermos por que ele é importante, merece o nosso acompanhamento e faz falta enquanto não é divulgado.
 
O relatório FOCUS é fruto de pesquisa com as principais instituições financeiras junto aos seus setores de análise econômica, compilando as projeções de diversos indicadores relevantes da economia. Em outras palavras, as instituições enviam suas projeções para o Banco Central, que organiza e trata as informações recebidas, produzindo um resultado consolidado.

E não fica restrido somente ao PIB, Inflação e cotação do Dólar, onde o mercado coloca mais atenção, mas também IGP-M, Conta Corrente (Governo Central em Dólar), Investimento Direto, Balança Comercial, Dívida Líquida do Setor Público, e Resultados Primário e Nominal do Governo.
 
É importante lembrar que o relatório não reflete a opinião do Governo ou do BACEN, que tem suas próprias projeções. Mas é uma amostra qualificada do que o mercado financeiro pensa, sendo o seu resultado observado pelo próprio Governo em suas decisões, principalmente aquelas ligadas à política monetária.
 
Além disso, o Banco Central promove um ranking das instituições que fazem as melhores contribuições, ou seja, que acertam mais nas suas projeções. Uma boa posição nesse ranking é algo valorizado no mercado financeiro, porque é um indicador de competência dos profissionais e das  instituições. Tanto que as instituições reconhecidas como TOP 5 nos respectivos indicadores são tratadas e divulgadas separadamente dos demais, havendo portanto o IPCA e o IPCA TOP 5, por exemplo.

É comum que o indicador TOP 5 inicie alguns movimentos de ajuste antes do indicador geral, ou com mais velocidade na mudança dos números, o que se torna motivo de comentário e atenção do mercado na medida em que ocorre. De certa forma, as instituições classificadas como TOP 5 ganham certo poder de influência.
 
E par aqueles que trabalham com o "output" do relatório Focus, que são os seus números finais, é importante conhecer os números em si, e também para que direção eles estão indo.  Logicamente as projeções do relatorio não acertam tudo, muito longe disso. Por vezes, os números do relatório Focus não batem com aquilo que o mercado está precificando no momento, e está tudo bem. Essa relação entre projeções e cotações do mercado também é uma informação, principalmente quando há discordância, o que enriquece o debate.
 
Portanto, devemos considerar que o relatório em si é relevante e muito importante para o mercado e para os investidores. E faz falta quando não é publicado, sem dúvida.
A Pedra Azul Assessoria em Investimentos LTDA, inscrita sob o CNPJ 30.982.609/0001-74 é uma empresa de Assessoria de Investimento devidamente registrada na Comissão de Valores Mobiliários na forma da Resolução CVM 178/23 (“Sociedade”), que mantém contrato de distribuição de produtos financeiros com a XP Investimentos Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários S.A. (“XP”) e pode, por conta e ordem dos seus clientes, operar no mercado de capitais segundo a legislação vigente. Na forma da legislação da CVM, o Assessor de Investimento não pode administrar ou gerir o patrimônio de investidores. O investimento em ações é um investimento de risco e rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Na realização de operações com derivativos existe a possibilidade de perdas superiores aos valores investidos, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais A Sociedade poderá exercer atividades complementares relacionadas aos mercados financeiro, securitário, de previdência e capitalização, desde que não conflitem com a atividade de assessoria de investimentos, podendo ser realizada por meio da pessoa jurídica acima descrita ou por meio de pessoa jurídica terceira. Todas as atividades são prestadas mantendo a devida segregação e em cumprimento ao quanto previsto nas regras da CVM ou de outros órgãos reguladores e autorreguladores. Para informações e dúvidas sobre produtos, contate seu assessor de investimentos. Para reclamações, contate a Ouvidoria da XP pelo telefone 0800 722 3730
COPYRIGHT 2023 - PEDRA AZUL AGENTE AUTONOMO DE INVESTIMENTOS LTDA | política de privacidade
Design by: