Blog: O que é o boletim Focus e por que ele faz falta quando não é divulgado

26 de abril de 2022
O relatório ficou três semanas sem ser publicado por conta da greve dos trabalhadores do Banco Central, que é responsável por reunir as informações do mercado

Pela terceira semana seguida, não foi divulgado o relatório FOCUS, de periodicidade semanal. As informações são colhidas na sexta feira, e o resultado sai na segunda feira seguinte pela manhã. O motivo é a greve dos funcionários do Banco Central. Nesta terça-feira pela manhã (26), excepcionalmente, o Banco divulgou o relatório desta semana e também das três semanas anteriores.
 
É uma oportunidade de entendermos por que ele é importante, merece o nosso acompanhamento e faz falta enquanto não é divulgado.
 
O relatório FOCUS é fruto de pesquisa com as principais instituições financeiras junto aos seus setores de análise econômica, compilando as projeções de diversos indicadores relevantes da economia. Em outras palavras, as instituições enviam suas projeções para o Banco Central, que organiza e trata as informações recebidas, produzindo um resultado consolidado.

E não fica restrido somente ao PIB, Inflação e cotação do Dólar, onde o mercado coloca mais atenção, mas também IGP-M, Conta Corrente (Governo Central em Dólar), Investimento Direto, Balança Comercial, Dívida Líquida do Setor Público, e Resultados Primário e Nominal do Governo.
 
É importante lembrar que o relatório não reflete a opinião do Governo ou do BACEN, que tem suas próprias projeções. Mas é uma amostra qualificada do que o mercado financeiro pensa, sendo o seu resultado observado pelo próprio Governo em suas decisões, principalmente aquelas ligadas à política monetária.
 
Além disso, o Banco Central promove um ranking das instituições que fazem as melhores contribuições, ou seja, que acertam mais nas suas projeções. Uma boa posição nesse ranking é algo valorizado no mercado financeiro, porque é um indicador de competência dos profissionais e das  instituições. Tanto que as instituições reconhecidas como TOP 5 nos respectivos indicadores são tratadas e divulgadas separadamente dos demais, havendo portanto o IPCA e o IPCA TOP 5, por exemplo.

É comum que o indicador TOP 5 inicie alguns movimentos de ajuste antes do indicador geral, ou com mais velocidade na mudança dos números, o que se torna motivo de comentário e atenção do mercado na medida em que ocorre. De certa forma, as instituições classificadas como TOP 5 ganham certo poder de influência.
 
E par aqueles que trabalham com o "output" do relatório Focus, que são os seus números finais, é importante conhecer os números em si, e também para que direção eles estão indo.  Logicamente as projeções do relatorio não acertam tudo, muito longe disso. Por vezes, os números do relatório Focus não batem com aquilo que o mercado está precificando no momento, e está tudo bem. Essa relação entre projeções e cotações do mercado também é uma informação, principalmente quando há discordância, o que enriquece o debate.
 
Portanto, devemos considerar que o relatório em si é relevante e muito importante para o mercado e para os investidores. E faz falta quando não é publicado, sem dúvida.
A Pedra Azul – Agente Autônomo de Investimentos Ltda. é uma empresa de agentes autônomos de investimento devidamente registrados na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), na forma da Instrução Normativa nº 497/11. A Pedra Azul Agente Autônomo de Investimentos Ltda. atua no mercado financeiro através da XP Investimentos CCTVM S/A, o que pode ser verificado através do site da CVM. > Agentes Autônomos > Relação dos Agentes Autônomos contratados por uma Instituição Financeira > Corretoras > XP Investimentos ou através do site da ANCORD para escritórios credenciados a partir de outubro de 2012. > (Agentes Autônomos > Consultas) ou através do site da própria XP Investimentos CCTVM S/A. ( > Encontre um escritório > Selecione abaixo o estado e a cidade que deseja pesquisar > Veja a lista dos agentes autônomos). Para reclamações, favor contatar a Ouvidoria da XP Investimentos no telefone nº 0800-722-3710. Copyright © 2019 Pedra Azul Todos os direitos reservados. Toda comunicação através da rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros.
COPYRIGHT 2021 - PEDRA AZUL AGENTE AUTONOMO DE INVESTIMENTOS LTDA | política de privacidade
Design by: