Blog: Quais são os fundamentos para o valor das criptomoedas?

03 de fevereiro de 2022

Com as recentes quedas na cotação do Bitcoin, os investidores sempre se perguntam se há alguma razão para acreditar nesse mercado digital

Quando, em outubro de 2008, foi divulgada a ideia do Bitcoin, criado por Satoshi Nakamoto – pseudônimo que até hoje esconde a verdadeira identidade da pessoa ou grupo responsável pelo feito -, ninguém poderia prever a proporção que esse mercado tomaria, hoje avaliado em mais de 3 trilhões de dólares, e que atrai desde pequenos investidores até grandes agentes institucionais, como bancos, fundos e até governos. No entanto, é um mercado que, apesar de ganhos históricos estratosféricos, possui elevada volatilidade, e é sempre alvo de desconfiança de importantes nomes do mercado financeiro.

Afinal, o que faz o preço do Bitcoin e de outras criptomoedas? Quais são os seus fundamentos?

Talvez a grande evolução tecnológica trazida pelo Bitcoin seja o registro descentralizado, através da Blockchain, o que permite que as transações sejam registradas e certificadas sem a presença de um agente público centralizador. E dessa forma, não existe um garantidor da moeda, como um Banco Central, ou um Governo, que tradicionalmente são emissores de moeda e responsáveis por uma política monetária que proteja o seu valor. Portanto, o que faz o preço das criptomoedas, ou criptos, é a livre oferta e demanda, o que é uma das explicações para tamanha volatilidade. No entanto, a crescente demanda pelo Bitcoin foi que levou a moeda ao atual valor de cerca de 40 mil dólares, e isso tem os seus motivos, ou os seus possíveis fundamentos.

1) UTILIDADE

O primeiro deles é a utilidade. Quando o Bitcoin foi criado, muita gente se perguntava pra quê isso servia. E no decorrer do tempo, as criptomoedas demontraram a capacidade de ofertarem trocas e transações muito rápidas, que não conhecem fronteiras, línguas ou países, inicialmente sem a limitação imposta pela regulação legal. A utilidade das criptomoedas para o fechamento de transações rápidas e confiáveis é muito conhecida. Mas ainda assim, as diferentes criptomoedas diferem entre si nesse aspecto, pois algumas servem a tipos de trocas específicas, como os empréstimos e financiamentos digitais e os NFTs, tão falados nos últimos tempos. De qualquer forma, é um fato que as criptomoedas se tornaram muito úteis para os mais diversos agentes, e para os mais diversos propósitos.

2) TECNOLOGIA

O segundo fundamento é a tecnologia. O valor tecnológico de cada criptomoeda está na rapidez, no registro simplificado e seguro, no consumo de energia necessário para a mineração (processo de validação das transações pelo qual se recebe uma recompensa), na facilidade do uso do protocolo, da diversidade de usos possíveis, e na leveza e fluidez na operacionalização. Moedas mais rápidas, simples e confiáveis ganham pontos nesse aspecto.

3) REPUTAÇÃO

O terceiro fundamento é a reputação. Neste caso, o Bitcoin leva vantagem sendo a primeira, mais conhecida e procurada criptomoeda. Para muitas pessoas, Bitcoin e criptomoeda são sinônimos. A adesão de diversos investidores de grande porte, como Banco e fundos, a existência de derivativos em Bolsas, a extensa liquidez e aceitação geral ajuda a fazer a reputação das criptos e seu preço no mercado. A segunda moeda com melhor reputação, e também com grande utilidade e capacidade tecnológica, é o sistema Ethereum, não por outro motivo a segunda moeda mais valorizada em termos de preço.

Portanto, este é um mercado em que se vê muito potencial, porque a utilidade, o desenvolvimento tecnológico e a reputação das criptomoedas continua em alta. Por ser um mercado descentralizado, e cuja demanda e oferta são livres e desprovidas de um lastro governamental ou institucional, sofrem com notícias, declarações de personalidades influentes e movimentos das chamadas “baleias”, os grande detentores de posições de criptomoedas.

Se uma grande empresa passa a aceitar Bitcoins para que se comprem carros, cresce a utilidade e a reputação, fazendo o preço subir. Se o consumo de energia em mineração incomoda Governos e provoca restrições legais, a tecnologia deixa uma fragilidade que pode ser uma ameaça para o preço.

A própria prevalência do Bitcoin, ou seja, o fato de que esta é a principal criptomoeda, traz benefícios (a máxima reputação pelo mercado) e ameaças (a perda da prevalência para outra criptomoeda), o que poderia fazer o preço do Bitcoin cair.

Sendo um ativo de essência tecnológica, a substituição de qualquer criptomoeda importante é um tanto difícil, mas plenamente possível. E por isso, é importante saber que o preço do Bitcoin é sempre baseado naquilo que alguém está disposto a pagar, e existem fundamentos para isso, mesmo que sejam um pouco diferentes como diferente é o mercado de criptomoedas.

 

Autor: Lélio Monteiro / Artigo publicado originalmente em A Gazeta (agazeta.com.br) em 03/02/2022

A Pedra Azul – Agente Autônomo de Investimentos Ltda. é uma empresa de agentes autônomos de investimento devidamente registrados na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), na forma da Instrução Normativa nº 497/11. A Pedra Azul Agente Autônomo de Investimentos Ltda. atua no mercado financeiro através da XP Investimentos CCTVM S/A, o que pode ser verificado através do site da CVM. > Agentes Autônomos > Relação dos Agentes Autônomos contratados por uma Instituição Financeira > Corretoras > XP Investimentos ou através do site da ANCORD para escritórios credenciados a partir de outubro de 2012. > (Agentes Autônomos > Consultas) ou através do site da própria XP Investimentos CCTVM S/A. ( > Encontre um escritório > Selecione abaixo o estado e a cidade que deseja pesquisar > Veja a lista dos agentes autônomos). Para reclamações, favor contatar a Ouvidoria da XP Investimentos no telefone nº 0800-722-3710. Copyright © 2019 Pedra Azul Todos os direitos reservados. Toda comunicação através da rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros.
COPYRIGHT 2021 - PEDRA AZUL AGENTE AUTONOMO DE INVESTIMENTOS LTDA | política de privacidade
Design by: